domingo, 26 de outubro de 2008

Redes da Próxima Geração

As Redes da Próxima Geração - NGN (Next Generation Networks) representam uma nova estrutura na qual os dados, a voz e as novas aplicações multimídia convergem. A NGN concretiza o objetivo de uma plataforma de transporte comum permitindo a utilização em larga escala de aplicações como a telefonia IP, os acessos móveis à Internet e streaming de vídeo. A implementação dessa infra-estrutura de rede convergente para o fornecimento de serviços de voz e dados integrados, em contraste com as atuais plataformas independentes representa dessa maneira um enorme potencial de redução de custos de operação e manutenção de toda a rede de telecomunicações.

A NGN trás uma redução nos custos operacionais das redes e viabiliza o incremento de novas fontes de receita possibilitando uma grande diversidade de serviços multimídia e resultando em um retorno de investimento em um prazo bem mais curto. Desse modo, a implementação de redes NGN possibilita a introdução de um conjunto de novos serviços de banda larga, suportado pela rentabilidade dos serviços de voz, associados a essa rede convergente.

A NGN beneficiou-se das inovações tecnológicas na área da informação aplicadas às telecomunicações, redes de computadores e serviços multimídia. Como exemplo, uma empresa pode utilizar a tecnologia IP para disponibilizar a transmissão de informações diversas através do uso de redes sem fio, linhas telefônicas ou redes xDSL. Isto possibilita grande flexibilidade na disponibilização dos dados, mas também requer que a NGN mantenha um controle rigoroso do tráfego da rede.

Além da oferta de novos serviços, as NGN’s possibilitam a redução de custos para o mercado corporativo, pois os aplicativos são unificados e providos a partir de uma mesma infra-estrutura. A simples transmissão de voz sobre IP (VoIP) como um pacote de dados já é realidade no mercado corporativo, que vem aderindo às vantagens das redes multiserviços.

Veja a matéria completa:
http://www.blogmail.com.br/redes-da-proxima-geracao

Nenhum comentário: